Receita de Baião de Dois é uma receita brasileira com feijao, arroz, bacon, coalho, cebola, garrafa de manteiga, alho e sal.
Baião de Dois é uma receita brasileira com feijao, arroz, bacon, coalho, cebola, garrafa de manteiga, alho e sal.
No entanto, existem muitas variações da receita, incluindo carne seca, pimentão verde, tomate, abóbora, coentro, cebolinha, folhas de louro, creme de leite / creme, etc.
A receita é um prato típico do Ceará, a origem ainda não é certa.
No entanto, esta é a receita mais recente, pois segundo o sociólogo Carlos Alberto Dória, com a chegada das cortes portuguesas ao Brasil, o consumo do arroz tornou-se mais pronunciado no meio urbano do século XIX.
Ingredientes do Baião de Dois Feijão Fradinho:
Feijão Preto
O feijão-fradinho / feijão-fradinho não libera muito amido durante o cozimento, por isso não forma um caldo e o feijão ainda fica solto. Esta variedade é muito indicada para cozinhar com arroz e também pode ser utilizada em saladas, como a salada de feijão fradinho.
Você pode usar feijão seco ou feijão cozido para preparar esta receita, embora a versão seca seja mais barata e mais versátil porque você pode adicionar sal a gosto. Além disso, não contém aditivos.
Queijo coalho
O queijo de coalho, também conhecido como queijo de coalho, é um queijo típico da região Nordeste do Brasil.
Este queijo passa por um processo adicional de cozedura a uma temperatura superior ao ponto de fusão da coalhada (57 ° C), o que pode escoar mais soro e fortalecer a rede proteica, podendo ser grelhado ou frito sem se deformar.
Em Portugal, pode ser substituído pelo queijo halloumi à base de leite.
Receita de Baião de Dois
Nossa receita do Baião de Dois é muito gostosa porque o arroz e outros ingredientes podem ser cozidos em uma só panela.
Além disso, este método de preparação pode reter a umidade e adicionar coalho.
Mesmo se nenhuma gordura / creme de leite for adicionado, a fórmula é ligeiramente cremosa.
A adição de pimentão verde, tomate e coentro é opcional, mas aumentará o frescor da receita.

Receita de Baião de Dois
Você vai usar
- Balança de cozinha
- Espátula de silicone ou similar
- Faca de chef ou similar
- Panela média com tampa
- Tábua de corte
- Tigela pequena
Ingredientes
Como cozinhar o Feijão-fradinho | Feijão-frade seco (opcional)
- 500 gramas de feijão-fradinho/feijão-frade seco
- 1,2 litros de água filtrada em temperatura ambiente
- 40 gramas de sal
- 1 grama folha de louro
Baião de Dois
- 420 gramas de água filtrada quente
- 250 gramas de feijão-fradinho/feijão-frade cozido
- 200 gramas de arroz agulhinha/agulha
- 200 gramas de bacon
- 200 gramas de queijo coalho ou halloumi
- 100 gramas de pimentão verde
- 100 gramas de tomate
- 100 gramas de cebola
- 40 gramas de coentro
- 15 gramas manteiga de garrafa ou manteiga clarificada/ghee
- 13 gramas de alho
- 6 gramas de sal
- 1 grama de louro (opcional)
Passo a Passo
Como cozinhar o Feijão-fradinho | Feijão-frade seco (opcional)
- Prepare o feijão: primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque o feijão e 2 colheres de sopa de sal em uma tigela grande, cubra com cerca de 1,5 litros de água, e deixe repousar por 8 horas, fora da geladeira/ frigorífico.
- Adicione os ingredientes na panela de pressão: após o demolho de 8 horas, escorra a água e lave os grãos em água corrente. Em seguida, coloque o feijão, 1 colher de sopa de sal, o louro e 1,2 litros de água filtrada na panela de pressão.
Em algumas regiões a água possui alto teor de minerais (água da torneira). Este tipo de água torna os grãos mais rígidos, por isso é importante utilizar água filtrada.
- Cozinhe o feijão: após colocar os ingredientes na panela de pressão, tampe a panela e leve para cozinhar em fogo médio. O feijão-fradinho/feijão-frade deve cozinhar em pressão por 7 a 8 minutos (cerca de 30 minutos no total) ou até que os grãos estejam macios, mas inteiros. Quando finalizar o cozimento, retire a pressão da panela e abra com cuidado. Espere arrefecer e utilize na sua receita preferida.
O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão, da panela de pressão, da qualidade e do grau de secagem dos grãos de feijão.
- Armazene o feijão cozido: Nesta receita serão utilizados apenas 250 gramas de feijão. Armazene o restante com o líquido de cozimento, o que ajuda a protegê-lo e evita que a casca resseque, em refrigeração por no máximo 3 dias ou congelado por 1 mês.
Baião de Dois
- Prepare os ingredientes: Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
Pique a cebola, o alho e as folhas de coentro. Corte o tomate, o pimentão verde, o queijo coalho e o bacon em cubinhos de 1 cm.
- Frite o bacon: em uma panela grande, aqueça a manteiga de garrafa ou manteiga clarificada/ghee, e frite o bacon até que os cubinhos estejam dourados. Retire os cubinhos de bacon da panela e coloque-os em uma tigela pequena. Reserve.
Não descarte a gordura da fritura do bacon.
- Refogue a cebola e o alho: após fritar o bacon, coloque a cebola na panela e refogue-a até que esteja translúcida. Em seguida, adicione o alho picado e refogue até que esteja levemente dourado.
- Adicione o arroz: Quando o alho estiver levemente dourado, adicione o arroz e frite, até que as extremidades estejam levemente translúcidas.
- Adicione água: Quando as extremidades do arroz estiverem levemente translúcidas, adicione a água quente, tampe a panela e cozinhe por 8 minutos.
O tempo de cocção do arroz pode variar dependendo do tipo de arroz utilizado ou marca. Verifique as instruções de cozimento na embalagem.
- Adicione os demais ingredientes: após 8 minutos de cozimento, abra a tampa da panela e adicione o feijão fradinho/frade cozido, tomate, pimentão verde, bacon frito e queijo coalho. Misture delicadamente todos os ingredientes, tampe novamente e cozinhe por 2 a 3 minutos ou até que o arroz esteja cozido, mas levemente úmido. Desligue o fogo.
- Sirva: Sirva o baião de dois quente.
Lembretes
O que comer com o Baião de Dois?
A nossa receita de Baião de Dois pode ser acompanhada de couve refogada, purê de abóbora, carne seca acebolada ou carne de sol, etc. Entretanto, há outros acompanhamentos tradicionais, tais como mandioca frita, paçoca de carne seca, etc.- Carne de Sol
- Carne Seca Acebolada
- Couve Refogada | Couve à Mineira | Couve Salteada
- Purê de Abóbora
- Mandioca Frita
- Paçoca de Carne Seca
- Sirva o arroz imediatamente após o cozimento. Se isso não for possível, refrigere o arroz o mais rápido possível, no prazo máximo de 1 hora.
- O arroz deve ser mantido em refrigeração por no máximo 1 dia.
- O arroz deve ser reaquecido em alta temperatura, até fumegar.
- Não reaqueça o arroz mais de uma vez.